domingo, setembro 21, 2008

Não vás aonde te leva o coração

Tree Against Sky with Heart Shaped Cloud by Henryk T. Kaiser
Tree Against Sky with Heart Shaped Cloud


O título é meu. O oposto do famoso livro, lembram-se? Na altura também o li e achei que tinha de ir sempre aonde o coração me levasse.
Mas aquilo que vou escrever a seguir é um resumo da pregação de hoje do nosso Pastor Tito.
Comecem por ler o que diz Jeremias 17.
O nosso coração é muitas vezes enganoso. Julgamos, atribuímos intenções ao coração dos outros. Porque será que não suspeitamos o bem?
Hoje em dia, vemos pessoas e igrejas a seguirem o coração.
1 Coríntios:13 - Deus colocou o amor em nós, amor que não é fruto de um coração enganoso mas de um coração transformado. Temos de fazer como diz o salmista: «Sonda o meu coração...»
«Eu não me envergonho do Evangelho, pois ele é poder de Deus para a salvação de todo o crente, primeiro o judeu e depois o grego.» Romanos 1:16
É o evangelho que transforma a nossa vida. Muitas vezes buscamos um evangelho só para resolver a nossa vida aqui neste mundo. A mensagem do evangelho é uma mensagem de negação, de humildade, de obediência. Mas muitos hoje apresentam um evangelho de facilidade.
Fé tem mais a ver com conhecimento de Deus do que com confiança. Muitas vezes não conseguimos confiar mais porque não conhecemos Deus.
«Vela com todo o cuidado sobre o teu coração, porque dele jorram as fontes da vida.» Provérbios 4:23
Não guardemos o nosso coração enganoso mas o coração transformado pelo poder do Evangelho. Muita gente guarda conhecimento, comida, dinheiro, etc., mas aquilo que temos de guardar é um coração rendido a Deus. Virá uma altura em que, perante as circunstâncias, vamos precisar desse coração transformado. Nós somos maus em nós mesmos e se não for a graça de Deus, se não nos humilharmos perante Deus, tudo vai ser mais difícil.
Deus não se atrasa, demora-se. E pode demorar-se porque Ele sabe todas as coisas.
O Evangelho é o poder de Deus para transformar o Homem. Aquilo que nos sustenta é a misericórdia e a graça de Deus. Insistimos em ir atrás da benção quando Deus já nos deus todas as bençãos.
Espiritualizamos as coisas materiais em vez de materializarmos as coisas espirituais. Temos de estar gratos pelo muito que já temos. Muitas vezes deixamo-nos corromper pelo nosso coração enganoso. Devemos colocar aquilo que já temos ao serviço dos outros, em vez de querermos ter mais para depois fazer alguma coisa.
Quem é o senhor da nossa vida?
O falso evangelho que diz que, se nós não temos é porque nos falta qualquer coisa, leva a um vazio.
«E é exactamente nisto que ponho a minha confiança: aquele que em vós deu início a uma boa obra há-de levá-la ao fim, até ao dia de Cristo Jesus.» Filipenses 1:6
Deus está a aperfeiçoar-nos. Há muita coisa que nós ainda não temos, que nós ainda não entendemos, mas prosseguimos o nosso caminho.
Deus escolheu amar-nos e ama-nos. É tão simples quanto isto. Andamos à procura de tanta coisa mas aquilo que queremos é amar e ser amados. E, neste mundo, só podemos encontrar isso no evangelho de Jesus Cristo.
Muitas vezes gastamos o nosso tempo e recursos naquilo que não é pão. E não gastamos naquilo que verdadeiramente nos alimenta: o evangelho de Jesus Cristo. Temos de nos dispor a amar e a servir.
«Não que já o tenha alcançado ou já seja perfeito; mas corro, para ver se o alcanço, já que fui alcançado por Cristo Jesus.» Filipenses 3:12
Rendamos diariamente o nosso coração ao Senhor pois diariamente o nosso coração se corrompe.

Sem comentários: