segunda-feira, abril 05, 2010

Sempre a aprender!

Sabem o que é a bromatologia? Eu confesso a minha ignorância...não sabia!
Ontem, quando vínhamos de viagem, já na entrada de Lisboa, vi um cartaz que dizia Laboratório Municipal de Bromatologia. Perguntei ao meu marido o que era aquilo mas ele também não me soube responder. Mas como sou muito curiosa (acho que herdei isto da minha querida Vovó, que sempre viveu rodeada de livros e dicionários), cheguei a casa e fui pesquisar. Com a dúvida é que eu não podia ficar! Estava à espera de qualquer coisa muito complicada mas descobri que a bromatologia é a disciplina científica que estuda os alimentos. A palavra deriva do grego: Broma, Bromatos, significa «dos alimentos», e Logos significa «ciência».
Fui entretanto espreitar o site da Câmara Municipal de Lisboa e tirei de lá estas informações, para aqueles que são curiosos como eu.

Laboratório Municipal de Bromatologia – é um instrumento essencial no apoio às acções inspectivas na área da segurança alimentar

•Efectua análises microbiológicas e físico-químicas no âmbito do controlo da qualidade alimentar, nos estabelecimentos de comércio alimentar, nos mercados municipais, nas escolas básicas do 1º ciclo, nos refeitórios municipais e na Quinta Pedagógica dos Olivais.

•Efectua a recolha periódica de águas às várias Piscinas Municipais e às Fontes consideradas de maior utilização pelos Munícipes.


Contactos
Avenida Cidade do Porto
1700-111 Lisboa
Telf. 218.533.270 / Fax. 218. 511.935
Horário de Funcionamento: 2ª Feira a 6ª Feira
Das 9 h às 17 h

Sem comentários: