Monday, March 30, 2009

Seis lições importantes

Este Domingo, a minha querida amiga Sarah pregou e, como sempre, fomos muito abençoados. Vou tentar resumir algo do que foi dito.
A passagem da Bíblia na qual a Sarah se baseou foi a seguinte:

2 Samuel 10:11,12
«E disse: Se os sírios forem mais fortes do que eu, tu me virás em socorro; e, se os filhos de Amom forem mais fortes do que tu, irei a socorrer-te. Esforça-te, pois, e esforcemo-nos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso Deus; e faça o SENHOR o que bem parecer aos seus olhos.»
Desta conversa entre Joabe e o seu irmão Abisai, podemos tirar seis lições:
1 - Humildade. «Se os sírios forem mais fortes do que eu, tu me virás em socorro». Não há que ter vergonha de pedir ajuda e conselho. A humildade faz parte de um grupo de coisas que promovem a unidade espiritual.
Efésios 4:1-3 - «Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.»
O nosso alvo é a unidade, que só é possível através da humildade. E isto não serve apenas para a vida da Igreja, mas também para a nossa vida pessoal.
2 - Diversidade. É sábio que cada um de nós faça aquilo para que estamos talhados e para que fomos chamados.
1 Coríntios 12:4 - «Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.»
Temos uma tendência terrível para pensar que os nossos dons são mais importantes do que os dons daqueles que estõ ao nosso lado. Não precisamos de competir uns com os outros porque tudo o que temos nos foi dado por graça.
1 Coríntios 12:18-21 - «Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.»
Foi a diversidade dos dons daqueles homens que fez com que ganhassem a batalha.
3- Ajuda Mútua. «irei a socorrer-te». Nós não nos podemos fechar no nosso dom. Quando alguém está em necessidade, não importa qual seja o nosso dom, mas temos de ajudar.
4 - Força no Senhor.
Efésios 6:10 - «No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.»
Temos de nos fortalecer uns aos outros, de nos incentivar. Esta é uma escritura para falarmos uns aos outros e não apenas para lutarmos contra o inimigo. Não somos cavaleiros solitários.
Efésios 1:19-20 - «E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.»
5 - Benefício do povo de Deus. Joabe disse: «pelo nosso povo, e pelas cidades do nosso Deus». Nenhum de nós vive para si próprio. Tudo o que fazemos tem de ser para benefício do povo. Não temos de agradar a toda a gente mas temos de abençoar quem está à nossa volta. Certamente receberemos aprovação de alguns mas essa não tem de ser a nossa prioridade.
Gálatas 1:10 - «Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.»
6 - Sujeição à vontade de Deus. Joabe estava preparado mas disse: «faça o SENHOR o que bem parecer aos seus olhos». É importante que haja sempre em nós a consciência da oração que Jesus nos ensinou: «Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu».
Daniel 3:17,18 - «Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.»
Deus é soberano na nossa vida. Ele tem a última palavra e sabe o que é melhor para nós.

1 comment:

cintia said...

Minha amiga querida.
Que saudades de ti.
Obrigada por teres anotado todos estes apontamentos...eu precisava disso...
Mil beijos!
Sábado agente vai se ver huuuuuuuu...
Abreijos!
Cíntia