quinta-feira, maio 29, 2008

Ser feliz

Leio muita coisa interessante que me apetece partilhar com os outros e hoje escolhi este texto, de um blogue que eu costumo visitar há muito tempo. Resolvi traduzi-lo (um pouco a correr por isso desculpem qualquer coisinha) pois nem todos sabem Inglês. Aqui vai:
Como é que eu consigo estar sempre tão feliz?
As pessoas perguntam-me isto muitas vezes: Como é que eu consigo fazerdiariamente tarefas tão repetitivas, como limpezas, mudar e lavar fraldas, preparar refeições, educar os filhos, etc., e ainda assim estar sempre feliz e alegre?
A resposta poderá chocar-vos por ser tão simples. Já repararam que as respostas para as questões mais profundas são normalmente muito simples? A questão mais importante de todas - Como podemos ir para o Céu quando morrermos? - tem por exemplo uma resposta muito simples: Reconhecermos que somos pecadores (até mesmo um mau pensamento é pecado), arrependermo-nos e aceitarmos a dádiva de Jesus Cristo (Deus feito homem) que morreu na cruz para remissão dos nossos pecados. Quando aceitamos essa dádiva, somos salvos e recebemos a promessa da vida eterna no Céu. Muito simples!
Então, como consigo eu viver os meus dias sempre com um sorriso? Simples! Eu decido fazê-lo. Pensem nisso. Quem controla a forma como eu me sinto dia após dia? Será que devo permitir que o controlo da minha felicidade seja exercido por outras pessoas, por situações que eu não posso controlar ou pelos caprichos egoístas da carne?
Pensem nisto: Porque será que um dos frutos do Espírito, em Gálatas, capítulo 5, é a ALEGRIA? Porque, quando realmente colocamos os nossos olhos em Jesus, e caminhamos verdadeiramente no Espírito, é impossível não termos alegria.
Se tu não tens alegria, a culpa é TUA. Vivemos numa cultura da culpa. (Foi a arma que matou e não a pessoa que a estava a usar. Eu estava numa fase psicologicamente má porque o meu marido me deixou. Se eu não tivesse tido uma infância tão complicada, eu não teria feito isto. Se nós tivéssemos mais dinheiro... Somos tão pobres. Estou cansado.
Estou tão cansado?
Eu também me canso. Todos os dias. E sempre que isso acontece, se ainda tenho trabalho para fazer, digo a mim própria: levanta-te e faz. Vais sentir-te melhor quando tiveres as coisas feitas. E é verdade!
A energia gera energia. Permanecermos sentadas numa cadeira e dizer «estou tão cansada» não vai fazer com que as coisas apareçam feitas. Mas se nos levantarmos e nos obrigarmos a concluir a tarefa que temos em mãos pode fazer uma grande diferença. A sensação de cumprimento de uma tarefa dá-nos um impulso súbito de energia e de realização. Vocês sabem do que eu estou a falar.
«Estou cansado» é uma entre muitas desculpas. Tal como diz o anúncio da Nike: «Just do it» (Faz). E como diz o poema anónimo - faz a próxima coisa.
(...)
Ser Feliz e Desfrutar do Papel de Esposa e Mãe
És TU quem controla a forma como te sentes. Não são as situações ou as outras pessoas. És TU quem decide se és ou não feliz. Assume o controlo e SÊ feliz. Diverte-te a mudar as fraldas. Claro que cheiram mal mas tens a oportunidade de fazer cócegas numa barriguinha deliciosa. Diverte-te a lavar a casa de banho pois vais gostar de vê-la limpa e não te preocuparás quando o teu filho puser a mão na sanita.
Não tenhas uma mentalidade de mártir. «Oh, nunca terei tempo para decansar. Estou a trabalhar desde que me levanto até que me deito. Será que ninguém dá valor ao trabalho que eu faço?» Uma sugestão: É difícil que alguém te dê valor e te respeite quando te estás sempre a queixar. Vê o que a Bíblia diz sobre a «mulher contenciosa».
Faz as tuas tarefas como se as estivesses a fazer para Deus. E lembra-te daqueles para quem as estás a fazer. Estás a cuidar da tua família! Trata os outros como gostarias que te tratassem a ti. Mas nós não fazemos isto para que os outros nos tratem da forma como queremos. Não. Fazemo-lo para abençoar a vida dos outros, porque os amamos. Mesmo que não recebamos nenhum agradecimento, estamos a abençoar a vida das outra pessoas e DEUS recompensar-nos-á.
Eu sou muito abençoada pois tenho um marido e filhos muito gratos, mas sei que não acontece o mesmo com todas as mulheres. Talvez isso seja uma cruz que elas têm de carregar. Há sempre lições a aprender nas situações difíceis da vida. Molda o teu carácter, e segue em frente, com as lições que aprendeste.
Põe um sorriso nos lábios e desfruta com ALEGRIA da missão que Deus te deu. Quando vivemos cumprindo a missão que nos foi confiada e com os olhos postos em Jesus, temos seguramente alegria no Espírito.
Qual é então o segredo para se ser feliz, mesmo no meio da monotonia? A resposta é simples: nós ESCOLHEMOS ser felizes e desfrutar das bençãos que o nosso bom Deus nos concedeu.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um optimo fim de semana para ti tambem. Gosto muito de ler o teu blog. Força. Beijocas