Tuesday, February 18, 2014

Subir escadas emagrece?

Imagem tirada daqui

Sempre ouvi dizer que subir escadas emagrece e faz bem à saúde. E cada vez que alguém me visita neste 4º andar sem elevador, dizem-me sempre com a língua de fora: "Isto é bom. Eu precisava de morar num lugar destes para perder uns quilitos!" Pois eu estou claramente convencida de que isto é um mito. Daqueles grandes. E agora, antes que a pessoa que me visita faça algum comentário, apresso-me logo a desfazer o mito. Subir escadas pode fazer muito bem, mas não sei bem a quê. À saúde não é certamente. Não tenho tido mais saúde desde que subo estas escadas diariamente. E já lá vão uns poucos de anos. Emagrecer também não. Desde que as subo que engordei mais de 20 quilos!!! Bom, não estou a dizer que a culpa seja das escadas. É que eu gosto de comer. Gosto mesmo. E depois há outros factores que agora não são para aqui chamados. Mas emagrecer não emagrece. Garanto-vos. Outro dia estive a contar e eu subo estes quatro andares uma média de nove vezes ao dia!!! Já deveria estar uma verdadeira top model, não vos parece? Mas não estou.
 
Ontem, conversando com a minha mãe, disse-lhe que ia investigar ou tentar a experiência de subir nove andares nove vezes ao dia. Talvez eu não esteja a subir assim tanto! E encontrei isto:

"1. Subir escadas faz perder gordura localizada
Mito dos brabos. O primeiro problema é que a pessoa que acredita nisso e começa a subir escadas em vez de ir de elevador não consegue ultrapassar o segundo andar. Mesmo que consiga chegar ao quarto, sua respiração estará tão ofegante que ela irá parar. Esse exercício que ela acabou de fazer foi anaeróbico, fazendo seus batimentos cardíacos dispararem. Para perder gordura localizada indica-se exercícios aeróbicos e durante 30 minutos, ou mais, permanecendo numa frequência cardíaca não tão alta. "Uma pessoa sedentária não vai conseguir manter essa atividade porque sua frequência vai subir, e frequência alta não é eficiente para perder gordura", diz Atalla.

O que há de bom em subir as escadas: A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que uma pessoa suba 9 andares por dia. Essa sugestão faz parte de uma campanha para que a população mundial comece a se movimentar mais, no combate à obesidade. Além disso, tal atividade melhora o condicionamento físico. Mas não adianta subir três lances de escada e pegar o carro para ir à padaria, que fica a três quadras da sua casa – as ações precisam ser tomadas em conjunto. Uma hora subindo escadas gasta em média 1.000 calorias. Mas nem mesmo um profissional treinado consegue passar dos 20 minutos... " (Tirei este texto de um blogue - NÃO É MEU - mas não consigo encontrar o mesmo para indicar a referência!)

Mom, começo a juntar peças para a minha tese!!! A OMS só não diz quantas vezes temos de subir os 9 andares. Bom, ao trabalho. A investigação continua. E os treinos também. Mas será que tenho de comer menos também????

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