Ontem, enquanto lavava a loiça do almoço, liguei a pequenina televisão a preto e branco (é verdade, ainda temos uma!!!) que tenho na cozinha e estavam a entrevistar duas ou três senhoras com casamentos já longos. Falava-se sobre o enxoval de cada uma delas, algo que, dizia a reportagem, já caiu em desuso. Parece que sim, que caiu em desuso, mas é pena.
E porque não recuperar a tradição? Diz-se no futebol que em equipa que ganha não se mexe. E eu diria que as boas tradições nunca deviam passar de moda. Quando muito, poderiam ser reinventadas ou adaptadas aos nossos tempos.
Agora fazem-se listas de casamento (quando não se pede dinheiro), muitas vezes até online, com as coisas que os noivos querem receber, para evitar presentes que não são do seu agrado ou presentes repetidos. Mas esse é um assunto para outra mensagem!
Andei a pesquisar e descobri que a palavra enxoval vem do árabe as-suuar, que significa «dote» Os espanhóis têm uma palavra ainda mais próxima do árabe: ajuar. Pessoalmente gosto muito do termo inglês hope chest.
Gosto da tradição do enxoval. Há quem diga que não faz sentido fazer um enxoval como se fazia antigamente porque depois as filhas podem não gostar, porque agora já não se usam todos aqueles bordados e rendas. Tenho que discordar. Ainda se usa. Depende do gosto de cada um. Mas uma mãe conhece os gostos da sua filha e há muitas alternativas aos bordados e às rendas, para quem não gosta. E há sempre a possibilidade de se fazer o enxoval com a ajuda da filha, para que ela própria vá escolhendo os artigos que são do seu agrado.
Um enxoval é um bonito presente com o qual podemos abençoar as nossas filhas. É algo que podemos ir criando ao longo dos anos, com toques pessoais de amor, e também de acordo com a disponibilidade financeira que haja em cada fase das nossas vidas. E tenho a certeza de que as nossas filhas ficarão um dia muito felizes ao receberem este belo presente.
Ficam aqui algumas sugestões daquilo que pode fazer parte de um enxoval:
- Roupa de cama
- Toalhas de banho
- Toalhas de mesa para o dia-a-dia e para ocasiões especiais
- Panos da loiça
- Aventais
- 1 Bíblia
- livros de receitas
- receitas de família
- bons livros cristãos
- livros clássicos infantis
- fotografias de família
- artigos feitos pelas mães (toalhas bordadas, etc...)
- e tantas, mas tantas outras coisas......
1 comentário:
Quanta ideia gira, é verdade amiga, existem coisas que jamais deveriam acabar, ainda me lembro quando namorava o Júnior e comecei a fazer meu enxoval, esse enxoval não teve muito tempo de vida,um acidente que ouve no meu quarto deu cabo daquelas peças que tinham tanto significado, algumas eu comprei, outras fui ganhando..um incêndio fez desaparecer alguma coisa que tinha tanto valor para mim...
mas o sentimento ainda me lembro, cada peçinha,me dava tanta alegria!
Adorei o texto e as ideias que deste.
Abreijos!
Enviar um comentário