quinta-feira, novembro 29, 2012

Estando na Brecha

«No livro Glorious Intruder (Intruso Glorioso), Joni Eareckson Tada escreve sobre Diane, que sofre de esclerose múltipla: "No seu santuário silencioso, Diane volta a sua cabeça para o quadro de cortiça na parede. Os seus olhos observam cuidadosamente cada cartão. Cada foto. Cada pedaço de papel rasgado cuidadosamente alinhado numa fileira. O silêncio é quebrado quando Diane começa a murmurar. Ela está a orar. Alguns olhariam para ela, rígida e imóvel, e abanariam as suas cabeças, 'Que pena, a sua vida não tem significado'. Mas Diane confia, convicta de que a sua vida tem significado e que o seu trabalho de oração conta. Ela move montanhas que bloqueiam os caminhos dos missionários. Ela ajuda a abrir os olhos dos que são espiritualmente cegos no sudeste da Ásia. Ela afasta o reino das trevas que escurece os becos e ruas dos gangues a leste de Los Angeles. Ela ajuda mães sem-abrigo, crianças abusadas, adolescentes desesperadas, e idosos que morrem esquecidos no lar ao fundo da rua onde ela vive. Diane é uma intercessora. Ela ouviu o chamamento de Deus: 'E busquei [...] um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra.'" Então, Diane está nas linhas da frente que promovem o evangelho de Cristo, aguentando santos fracos, inspirando crentes duvidosos e alegrando o seu Senhor e Salvador.»
 
Do devocional A Palavra para hoje

segunda-feira, novembro 26, 2012

Back to Happy Homemaker Monday!

The Weather:::
Cloudy but not cold. It rained a bit during the morning.

Right now I am:
Enjoying time with family.

Thinking:
That I miss my Granny so much.

On my reading pile:::
I think I have too many right now! I haven't read much lately.

On my tv:::
Tv is off!

On the menu for this week:::
I haven't done menu planning lately but I'll have to do this week.

On my to do list:::
Helping DD with school work.

What I am sewing, crocheting, knitting or creating:::
Christmas cards.

Homemaking Tips:::
No tips....

Looking around the house:::
Very quiet. My nephew and niece are here and they are both sleeping.

From the camera:::
My new bed...I love it!



On my prayer list:::
My friend Júnior, who has lost his mother, and little Petra.

Bible verse, Devotional:::
"The eternal God is your refuge,
and underneath are the everlasting arms."
Deuteronomy 33:27

Join Sandra at Diary of a Stay at Home Mom

sexta-feira, novembro 23, 2012

Expectativas

Depois de largos meses sem escrever regularmente no meu blogue, estou de volta! Como acredito que nada na vida acontece por acaso, senti que o facto de nestes últimos dias tanta gente me ter perguntado pelo blogue (depois de meses e meses sem ninguém perguntar nada) deveria significar alguma coisa. E eis-me aqui. Como sou um bom exemplar do género «complicado», sinto logo a necessidade de me justificar. Mas hoje vou ser forte e resistir!!! E vou fazer como algumas crianças. «Porque deixaste de escrever?» «Porque sim!» «Porque voltaste a escrever?» «Porque sim!» Acho que é razão mais do que suficiente, não vos parece?
 
Há no entanto uma mania minha à qual não vou resistir hoje: a de reflectir sobre as coisas que vejo à minha volta, ou que acontecem comigo. E hoje apetece-me falar de expectativas. Não esperem nenhum tratado sobre o assunto, até porque não sou especialista, mas parece-me que o facto de termos expectativas (sobretudo demasiadas expectativas) em relação aos outros é uma das principais fontes de desentendimento entre as pessoas. E o pior é que às vezes elas nem se chegam a desentender. Criamos a expectativa, ela não é correspondida, ficamos desapontados e tornamo-nos frios em relação ao outro....às vezes até agressivos....e nunca lhe explicamos o porquê. Eu prefiro mil vezes que venham ter comigo e me digam: «eu criei esta expectativa em relação a ti e tu desapontaste-me».  E eu posso explicar-me, ou não. Mas posso sempre pedir perdão. E ser perdoada. Ou não.
 
Uma vez ouvi um pastor contar que antes do seu casamento disse à sua futura mulher: «Eu não tenho quaisquer expectativas em relação a ti, por isso tudo o que vier de bom é lucro.» Achei graça a isto porque, de facto, não deveríamos ter expectativas em relação a nada, e muito menos em relação às pessoas. Eu sei, somos seres humanos, e é normal que sejamos assim. Mas creio que podemos trabalhar isso e pedir a Deus que nos aperfeiçoe também nessa área. Todo o ser humano, por muito que goste de nós, e por muito boas intenções que tenha, falha. Isto para não falar das naturais diferenças entre as pessoas, que também contribuem para o desapontamento causado por expectativas não correspondidas. Sendo assim, o melhor caminho é sem dúvida não esperar nada. Jesus, que deve ser o nosso modelo, não teve expectativas em relação a ninguém. Aliás, Ele foi ainda mais longe. Sabendo que ia ser traído, continuou a amar. E morreu por todos nós.
 
Eu fico sempre muito triste e magoada (e sim, isto aconteceu-me recentemente e por isso escrevo sobre o assunto) quando alguém me trata menos bem ou se afasta de mim pelo facto de eu a ter desapontado. Sobretudo porque não tive qualquer intenção de o fazer. E estava convencida de que eu não criava expectativas em relação aos outros. Mas estava tão enganada! Quanto mais não seja, crio a expectativa de que os outros sejam como eu e não criem expectativas. Parece confuso? Não é! É mesmo assim!