Thursday, June 30, 2005

Um Amor em África (In My Country)

A Amnistia Internacional recomenda este filme

O novo filme de John Boorman fala-nos do pós-Apartheid e da Comissão de Verdade e Reconciliação que foi criada em 1995 para averiguar os acontecimentos de 34 anos de política de Apartheid, que vigorou na África do Sul e que foi responsável pela segregação dos negros e levou a inúmeras violações de direitos humanos.
“Um amor em África” tem estreia marcada para o público em geral no dia 30 de Junho de 2005.
UM AMOR EM ÁFRICA (IN MY COUNTRY)
Reino Unido, 2004, 104'
De: John Boorman
Com: Samuel L. Jackson, Juliette Binoche, Brendan Gleeson, Menzi Ngubane
África do Sul, 1995. Vivem-se momentos conturbados. O governo sul-africano cria a Comissão para a Verdade e Reconciliação (CVR) – presidida pelo Arcebispo Desmond Tutu – com o propósito de desvendar a verdade acerca das graves violações dos direitos humanos ocorridas entre 1 de Março de 1960 e 19 de Maio de 1994.
Langston Whitfield é um jornalista norte-americano enviado à África do Sul para cobrir as audiências sobre a CVR. Céptico, Whitfield acredita tratar-se apenas de um subterfúgio para os culpados escaparem sem punição.
Anna Malan é uma poetisa e locutora de rádio sul-africana que está também a seguir as audiências. Para Anna, trata-se de um momento crucial que permitirá exorcizar os fantasmas do Apartheid.
Com perspectivas e sentimentos divergentes acerca do processo de reconciliação, Langston e Anna acabam por se conhecer melhor e juntos irão partilhar emoções intensas à medida que os terríveis e dolorosos testemunhos vão sendo revelados. Será possível do ódio nascer o amor?
www.inmycountrymovie.com
Fui ontem ver a antestreia do filme e também recomendo vivamente. É muito bom. E mais não digo para não estragar a surpresa.